Moçambique apoia os esforços que tem sido desencadeados pela República de Angola, através do respectivo Presidente, João Lourenço, para o restabelecimento da paz no leste da República Democrática do Congo, através de um acordo de paz duradouro.
O posicionamento foi manifestado pelo Presidente da República, Daniel Chapo, na sexta-feira, em Harare, no Zimbabwe, no final da Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), convocada para avaliar a situação da segurança no leste da RD Congo, face à escalada da violência na província de Goma, assim como obter informação sobre a Missão da SADC na RD Congo (SAMIRDC).
“O posicionamento de Moçambique foi no sentido de continuar a apoiar os esforços que estão a ser feitos, principalmente por Angola, que é o mediador do conflito através da União Africana. O Presidente João Lourenço está a trabalhar e a nossa posição é continuar a defender estes esforços para que haja paz naquela região”, defendeu Daniel Chapo, falando a jornalistas moçambicanos Leia mais…