Acolocação de colares-satélite nos chamados “big five” foi completada na Reserva Especial do Niassa (REN), local onde o processo teve início, precisamente em 2018.
O acto teve lugar na quinta-feira e foi presidido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, por ocasião da celebração do 70.⁰ aniversário da mais importante e maior área de conservação nacional, assinalado a 9 de Outubro.
Na ocasião, o Chefe do Estado baptizou a fêmea de um leopardo com a designação de “Dr. Legacy”, como forma de simbolizar um legado que se associa a uma governação focada na preservação da vida selvagem e da biodiversidade.
Da monitoria feita, nos últimos seis meses, aos animais a que Filipe Nyusi colocou colares, ficou provado que estes gozam de boa saúde, estando, particularmente, os elefantes “Mr. President” e “Mr. Gentleman” a movimentar-se dentro e fora dos limites da REN, com uma dimensão de 42 mil quilómetros quadrados.
De acordo com a ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, o primeiro, que recebeu o colar em 2018, terá percorrido naquele período a distância de pelo menos 396 quilómetros, escalando os distritos de Mecula e Marrupa, regressando recentemente para o bloco 7, ao longo do rio Lugenda. Leia mais…