TEXTO DE PRETILÉRIO MATSINHE e NEYMA DE JESUS
Carlos Graça ou simplesmente Chef Graça faz parte do selecto grupo de pessoas que conseguiram levar o bom nome de Moçambique além-fronteiras. É dos cozinheiros mais badalados da praça, agora a prestar os seus conhecimentos ao SMS Catering.
Filho de cozinheiros, Carlos cedo aprendeu os segredos dos temperos e viajou meio-mundo em busca de aperfeiçoamento. E encontrou!
O nosso jornal entrevistou-o.
É presidente da Associação de Cozinheiros e Pasteleiros de Moçambique. Preocupado com a formação profissional dos seus colegas da área, sonha com uma escola e declara: “a nossa comida tem aceitação em todo mundo.”
Vamos falar do conceito de “defensor” dos paladares do Moçambique.
Apesar de ser um chef formado internacionalmente, sou um grande defensor da nossa boa comida e dedico-me à confecção de pratos moçambicanos, dentro e fora do país. E a experiência que tenho de todos os países por onde passei, como Alemanha, China, Brasil, Itália, Tanzania, Moçambique, África do Sul, mostra que a nossa comida foi sempre muito bem aceite. 24 anos. Trabalhei três anos na China e comecei a desenvolver mais, por incrível que pareça, a comida tradicional moçambicana. As pessoas em Macau não conheciam a comida tradicional moçambicana. Posso dizer que hoje conhecem graças a mim. Vou todos os anos a Macau fazer gastronomia moçambicana. O ano passado fui convidado para ser júri do concurso de gastronomia em Macau também, fui o único africano convidado para fazer esse papel. Leia mais…