POR: SALVADOR NHANTUMBO
O novo ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, declara-se um homem que nutre uma grande paixão pelo sector, sobretudo por ser um factor aglutinador de massas, portanto, de união entre as pessoas. Apesar de nunca ter sido um praticante por excelência, olha para o sector com algum entusiasmo porque, além do papel mobilizador de massas e unificador de pessoas, tem trazido alegria ao país mesmo em momentos de crise.
A sua paixão pela área começou na infância, quando praticou o desporto escolar, particularmente o futebol e basquetebol, e mais tarde influenciado por seus irmãos que eram adeptos de alguns clubes como Maxaquene e Ferroviários. Foi nesse contexto que começou a acompanhar jogos de futebol e basquetebol e, por isso, afirma ser alguém que se identifica com o desporto.
Nascido no distrito de Pebane, na província da Zambézia, Caifadine Manasse foi deputado na Assembleia da República pela bancada parlamentar da Frelimo e também porta-voz deste partido durante o mandato do ex-Chefe do Estado moçambicano Filipe Nyusi. Nas suas actividades partidárias e parlamentares, promoveu a massificação através da oferta de material e equipamento desportivo nos distritos das províncias por onde andou. Leia mais…