O Banco de Moçambique (BdM) anunciou esta tarde que as taxas de juro do mercado monetário continuam a reduzir. “A taxa de juro de referência para o crédito, Prime Rate, continua a reduzir, em linha com as decisões de política monetária”, aponta.
Segundo o Comitê de Política Monetária (CPMO) do BdM, o mesmo comportamento observa-se em relação às taxas de juro que os bancos praticam com os seus clientes. Sublinha ainda que nos últimos meses registou-se um aumento modesto do crédito à economia.
Sublinha ainda que a avaliação dos riscos e incertezas associados às projecções da inflação mantém-se favorável e destaca como possíveis factores de contenção da inflação, no médio prazo, a estabilidade do Metical e dos preços das mercadorias no mercado internacional. Todavia, toda esta tendência não é acompanhada pelo endividamento público interno que se mantém elevada.
“O endividamento público interno, excluindo os contratos de mútuo e de locação e as responsabilidades em mora, situa-se em 402,7 mil milhões de Meticais, o que representa um aumento de 90,3 mil milhões em relação a Dezembro de 2023”, diz o BdM.