Hercília Marrengule
Matola, capital da província de Maputo, assinala amanhã, 5 de Fevereiro, cinquenta e dois anos de elevação à categoria de cidade.
Com 373 quilómetros quadrados (km²) de extensão territorial e um total de 42 bairros distribuídos em três postos administrativos, a população desta autarquia cresce ano após ano na mesma medida em que crescem os problemas da urbe.
Cidade promissora, Matola é também detentora do maior parque industrial do país. Ainda assim, apesar dos avanços, são poucos os motivos que levam os munícipes a celebrar a efeméride. Afinal, vários são os problemas que inquietam os seus moradores, alguns dos quais tão antigos que já são considerados crónicos.
O deficiente saneamento do meio, a falta de sistemas de drenagem para o escoamento Matola enferma de velhos problemas das águas pluviais, os assentamentos informais e a fraca mobilidade são apenas alguns exemplos. As preocupações estendem-se também ao que diz respeito à manutenção das estradas.
Aliás, o estado da maioria das estradas da Matola é considerado crítico e insustentável. Se algumas estão em avançado estado de degradação, noutras, quando há intervenções, o alívio é sol de pouca dura.Leia mais…