POR: FLORÊNCIA CAMILO
Chama-se Amélia Pinga. Nasceu no Dia da Independência Nacional, 25 de Junho, em 2006, no do distrito de Namaacha. Seu talento foi descoberto pelo professor de Educação Física, na Escola Secundária de Namaacha. Aos 16 anos, apaixonada pelo futebol, Amélia inseriu-se pela primeira vez no atletismo pela mão e visão do professor de Educação Física, Telmo Arnaldo. O professor apercebeu-se que Amélia tinha que praticar o atletismo e na especialidade do triplo salto. No mesmo ano, foi convidada a participar no Campeonato da Cidade de Maputo, que teve lugar no Parque dos Continuadores.
“Foi marcante para mim, apenas treinei dois dias antes das provas. No primeiro salto fui desclassificada, na segunda tentativa consegui e fiquei em primeiro lugar. Representava o Clube Matchedje. Foi quando o director técnico da federação, Salvador Chitsondzo, e o meu treinador, Rolando Castro, disseram que tinha talento para fazer o triplo salto, algo que era a minha primeira vez. Desde lá, nunca mais parei”.
Aos 17 anos, deixou a família na Namaacha, para reperesentar o Matchedje de Maputo. Hoje, Amélia é recordista nacional com a distância de 13.09 metros, em salto em comprimento, superando a marca de 11.85 m, obtida há pouco mais de 20 anos por Telma Cossa Leia mais…