F erroviário da Beira parte ao fim da tarde de hoje para a vizinha África do Sul, onde a partir de amanhã até ao próximo sábado disputará derradeira fase de apuramento da milionária competição de basquetebol, financiada pela NBA(Liga Profissional de Basquetebol Americano), a Basketball Africa League.
Designada Road To BAL (Elite 16), esta etapa será disputada por oito equipas, divididas em dois grupos de quatro. Assim, o Ferroviário da Beira está no Grupo “B”, juntamente com Unlinzi Warriors do Quénia, City Oilers do Uganda e o Cobra Sports do Sudão do Sul.
Pelo Grupo “A” alinham o anfitrião Cape Town Tigers, New Star do Burundi, Kurasini Heat da Tanzania e Matero Magic da Zâmbia. As equipas disputarão a qualificação no sistema de todos contra todos em uma volta nos respectivos grupos, para depois avançarem para as meias-finais.
Os vencedores das meias-finais qualificam-se para a BAL, enquanto as derrotados lutarão entre si para a terceira e última vaga num conjunto de oito que têm possibilidade na corrida pela Conferência Este.
Antes de seguirem para as terras sul-africanas, os “locomotivas” de Chiveve passaram por Maputo, onde chegaram na manhã de sexta-feira e tendo realizado o primeiro treino no Pavilhão do Maxaquene.
À chegada a África do Sul, o Ferroviário da Beira cumprirá, ainda hoje, um treino de adaptação ao palco do jogo.
Para esta operação, o treinador espanhol, Luiz Hernandez, foi buscar o poste Egídio Zandamela ao Costa do Sol e o afro-americano Austin Mofunanya (nigerianoamericano).
Entretanto, os “locomotivas” de Chiveve mantiveram os seguintes atletas: Ismael Nurmamad, Orlando Novela, Ermelindo Novela, Elves Honwana, Helton Ubisse, Ayad Munguambe, Armando Baptista, Celio Chirrombe, William Perry (americano), Jermell Kennedy (Canadense).
TEXTO DE SÉRGIO MACUÁCUA