Início » 26.ª EDIÇÃO DO AFROBASKET RUANDA-2023: Moçambique garante melhor sorte no acesso aos “quartos”

26.ª EDIÇÃO DO AFROBASKET RUANDA-2023: Moçambique garante melhor sorte no acesso aos “quartos”

Por Jornal domingo

TEXTO DE NARCISO NHACILA

A Selecção Nacional de Basquetebol Sénior Feminina venceu ontem a Guiné Conacry por 99-40, redimindo-se da derrota sofrida na véspera diante dos Camarões, por 55- 53, num desfecho que teve o condão de, praticamente, colocar o “cinco” de Carlos Aik em segundo lugar no Grupo “B” da 26.ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket-2023.

A prova arrancou na passada sexta-feira e prolonga-se até o próximo sábado, 5 de Agosto, em Kigali, capital do Ruanda.

É que, a julgar pela qualidade da Guiné Conacry, os Camarões é que vão terminar em primeiro lugar no Grupo “B” porque são quase nulas as probabilidades das camaronesas perderem diante das guinienses. As duas equipas jogam entre si este domingo, a partir das 12h00.

E se assim acontecer, Camarões terminará em primeiro lugar com quatro pontos, qualificando-se directamente aos quartos-de-finais. Em segundo lugar estará Moçambique e, em terceiro, a Guiné Conacry.

Isto significa que, na qualidade de segundo classificado do Grupo “B”, Moçambique deve disputar um “play-off” de acesso aos quartos-de-finais com o terceiro classificado do Grupo “A”, do qual fazem parte a anfitriã, Ruanda, Angola e Costa do Marfim. Aqui, olhando para a qualidade das equipas, o mais provável é a equipa de Carlos Aik enfrentar as costa- -marfinenses nesse embate. Na abertura da competição, antes de ontem, a Costa do Marfim foi derrotada por Ruanda (64-35), uma equipa que deve lutar com Angola pela liderança final do grupo. Leia mais…

Você pode também gostar de: