Início » Vítimas do Zimpeto indemnizadas terça-feira

Vítimas do Zimpeto indemnizadas terça-feira

Por admin

As vítimas directas e indirectas do acidente ocorrido no dia 20 de Fevereiro passado no Complexo Desportivo do Zimpeto começam a receber seus valores de indemnização na próxima terça-feira, depois da conclusão, sexta-feira passada, dos processos burocráticos para o efeito.

O facto vai acontecer depois de sucessivos encontros e desencontros entre as vítimas, o Ministério da Juventude e Desporto e o consórcio Mota Engil Soares da Costa.

Terça-feira passada deu-se um passo importante com a assinatura de acordo entre o empreiteiro e as vítimas. No entanto, permaneciam zonas de penumbra no entendimento, o que culminou com o prolongamento das negociações nos dias seguintes.

Aliás, mesmo depois da “simulação” do acordo no Gabinete do Conselho Consultivo do MJD, as vítimas saíram desavindas e tiveram mesmo que regressar ao gabinete do ministro Alberto Nkutumula para acertos definitivos.

Basta dizer que depois de convidar os jornalistas para testemunharem a assinatura do acordo, os dirigentes do ministério, representantes do empreiteiro e as vítimas entenderam-se para fechar o acordo à porta fechada para os jornalistas não atrapalharem.

O desabamento da parede frontal da Piscina Olímpica do Zimpeto causou a morte do Seleccionador Nacional de Natação, Sr. Frederico dos Santos, tendo também causado danos físicos graves ao atleta da Selecção Nacional de Natação, Denilson da Costa, e outros atletas, dentre os quais os filhos e esposa do malogrado, o atleta Valentim da Costa e dois trabalhadores.

Para além de danos humanos, registaram-se estragos materiais avultados em quatro viaturas, nomeadamente uma da família do malogrado, uma dum dirigente da Associação de Natação da Cidade de Maputo, uma viatura dum treinador do Clube de Natação Golfinhos de Maputo e uma viatura dum trabalhador dos complexos de restauração da Piscina Olímpica do Zimpeto.

Os proprietários das viaturas entregaram semana passada seus números de contas e Números de Identificas Bancária (NIB´s) para as respectivas transferências agendadas para terça e quarta-feiras desta semana.

O atleta Denilson da Costa sofreu uma intervenção cirúrgica no braço esquerdo, no passado dia 05 de Março de 2016, num hospital ortopédico da vizinha República da África do Sul, tendo ficado internado por 3 dias.

As despesas de recuperação do atleta na África do Sul foram cobertas pelo pai, Jeremias da Costa, quando se esperava que fossem entidades do Governo a responsabilizar-se. Os valores gastos serão agora reembolsados.

A família do malogrado Frederico dos Santos vai receber assistência social e o empreiteiro comprometeu-se a concluir a obra da construção duma moradia no bairro do Zimpeto.

Na verdade, o domingo está em condições de assegurar que será mesmo uma construção de raiz duma casa melhorada e condigna para a família de Frederico dos Santos.

Para além disso, os filhos do treinador vão beneficiar-se de bolsas de estudo até a conclusão de sua formação superior no país.

Foi também acordada uma bolsa de Estudos (subsídio mensal e pagamento de taxas de matricula, propinas e despesas escolares para a Sra. Soraya Julai dos Santos, viúva do treinador Frederico dos Santos.

Notar ainda que o empreiteiro disponibilizou-se a reabilitar os estragos ocorridos no Zimpeto, devendo as obras iniciar em Julho próximo.

Piscina do Estrela Vermelha reabre em Agosto

A piscina da Escola Secundária Estrela Vermelha reabre no próximo mês de Agosto, prazo previsto para o fim das obras de reabilitação em curso, numa iniciativa do Clube de Natação Tubarões de Maputo com o objectivo de torná-la num pólo de desenvolvimento da modalidade.

A piscina, anteriormente com 33 metros, já está repartida por uma de 25 metros para competição, e um tanque de oito metros para aprendizagem, aquecimento ou descompressão.

A intervenção em curso vai incidir no revestimento da infra-estrutura, canalização e construção duma casa de máquinas (filtros e bombas), aguardando-se pela última fase da obra logo após a chegada dos equipamentos importados da África do Sul.

Também está prevista a construção de raiz de edifícios para serviços administrativos, nomeadamente sala para técnicos, secretaria, sala de reuniões, centro social e uma loja de venda de material desportivo, para além de construção de duas bancadas para acolher competições oficiais de piscina curta.

De acordo com o projecto, a piscina terá oito pistas, o que permitirá a realização de competições internacionais sob égide da Confederação Africana de Natação – CANA.

Actualmente, Moçambique só pode acolher provas internacionais de piscina longa (50 metros) no parque desportivo do Zimpeto e na cidade da Beira, onde existem piscinas olímpicas.

A única piscina de 25 metros na Cidade de Maputo é Raimundo Franisse, a qual, tem a desvantagem de possuir sete pistas, portanto, não recomendável para as provas pontuáveis na Federação Internacional de Natação, dado que as finais em provas oficiais devem ter oito nadadores.

Custódio Mugabe
custodio.mugabe@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de: