Vicente Lucas, a maior lenda viva do Clube Futebol “Os Belenenses” e um dos maiores símbolos do desporto português de todos os tempos, atravessa momentos complicados em termos de saúde.
O ex-Magriço, de 80 anos, está em risco de ver o seu pé a ser amputado devido a gangrena. Segundo a imprensa portuguesa, os médicos afirmam não haver circulação de sangue e que a amputação parece ser um cenário inevitável. Em virtude dos problemas de saúde, pode estar para breve a mudança do 2º andar do prédio em que reside, para o 1º, que está mais equipado para quem tem problemas de mobilidade.
Nascido em Lourenço Marques (actual Maputo), em 1935, Vicente Lucas representou o 1° de Maio e o Belenenses. Em Lisboa, começou por ser, simplesmente, o irmão de Matateu. Mais novo do que o avançado do Belenenses, Vicente ainda se manteve por Lourenço Marques mais uns anos, jogando no 1º de Maio enquanto o seu irmão já fazia furor na Metrópole. Depois, em 1954, foi a sua vez. Como Matateu, o destino foi o Belenenses.
Calado, tranquilo, bondoso, Vicente tornou-se numa das figuras mais queridas da história do futebol português. O seu estilo subtil, instintivo, como se jogasse de pantufas, marcou uma época e entrou na galeria dos mitos.
Hoje luta pela saúde na capital portuguesa. domingo deseja-lhe rápidas melhoras.