O Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, apelou às 12 selecções presentes no Afrobasket de Maputo a proporcionarem a Moçambique, a África e ao mundo inteiro, jornadas memoráveis de basquetebol, disputando cada jogo com talento, profissionalismo e espírito de fair-play.
O governante falava sexta-feira última na abertura da 23.ª Edição do Campeonato Africano de Basquetebol Sénior Feminino “Afrobasket Maputo – 2013” que se disputa de 20 a 29 de Setembro corrente.
Vaquina desafiou os atletas para que cada jogo seja uma demonstração do que o continente tem de mais elevado, de valor e engenho desportivo. “Esperamos que cada minuto de convívio dentro e fora do campo de jogos seja uma oportunidade para o aprofundamento do conhecimento dos nossos atletas uns com os outros, de modo a que possam nascer amizades que vão consolidando uma África cada vez mais unida, amiga e solidária”, disse o Primeiro-Ministro.
Acrescentou que o contacto com a cidade capital, Maputo, poderá despertar nos atletas, técnicos e dirigentes desportivos que vem de outros pontos da África a vontade e interesse de conhecer o país. “Neste ambiente de empolgante emoção para o nosso país e o continente africano, reitero as nossas carinhosas boas vindas a Moçambique, a nossa Pátria Amada, que pedra a pedra, está a ser erguida por milhões de moçambicanos, unidos numa só força”, referiu Vaquina.
O Presidente do Município de Maputo, David Simango, convidou os visitantes e atletas em particular a explorarem as potencialidades da cidade das acácias, desejando boa sorte a todos os presentes e que ganhasse o melhor.
A FIBA-África na voz do respectivo presidente elogiou o processo organizacional das autoridades moçambicanas que se envolveram no evento desde a primeira hora para que o mesmo tenha o sucesso esperado.
A festa de abertura foi marcada por um desfile simbólico das 12 selecções protagonizado por basquetistas de palmo e meio, exibindo dentro do rectângulo do jogo, as bandeiras dos países participantes ao evento, nomeadamente, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa de Marfim, Egipto, Mali, Nigéria, Quénia, Senegal, Zimbabwe e o anfitrião Moçambique.