A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) acaba de chegar a acordo com um parceiro para a transmissão televisiva dos jogos do “Moçambola” a partir da segunda volta, com respectivos benefícios financeiros para os 16 clubes participantes.
Fonte autorizada da LMF garantiu ao nosso jornal que o acordo a ser celebrado brevemente vai cobrir a segunda volta da presente temporada e o “Moçambola” 2017.
Actualmente, os desafios do “Moçambola” tem sido transmitidos pela Televisão de Moçambique sem qualquer cobertura contratual, ou seja, o canal público difunde os jogos a título de responsabilidade social.
Nas duas últimas épocas, a LMF tinha um acordo com a TVM para a transmissão dos jogos, tendo expirado sem que o canal público cumprisse com as obrigações contratuais, nomeadamente pagar à LMF os valores acordados.
A situação mereceu contestação por parte dos clubes, que na última Assembleia Geral sugeriram inclusive negociar directamente com as televisões a transmissão dos seus jogos, proposta entretanto recusada pela direcção da LMF.
Na altura, a direcção da LMF prometeu encontrar soluções junto de parceiros nacionais ou internacionais, o que se vai consumar no arranque da segunda volta do campeonato nacional.
Entretanto, a LMF manteve semana finda contactos com alguns clubes filiados por causa de alguns atrasos ocorridos na partida e chegada de determinadas delegações aos locais dos jogos da oitava jornada do “Moçambola”.
Trata-se duma situação fora do controlo da LMF, mas que de algum modo tem afectado o desenrolar normal da competição.
Depois de jogar em Maputo com o Desportivo local, o Ferroviário de Nacala teve de pernoitar em Quelimane devido a problemas técnicos verificados na aeronave que transportava a delegação nacalense e outros passageiros.
Estava previsto que o mesmo avião partisse de Nacala de regresso a Maputo com a equipa da Liga Desportiva de Maputo, que jogou e empatou sem golos com o Desportivo de Nacala, facto que não se consumou e desgastou o conjunto orientado por Dário Monteiro, que se viu forçado a passar mais uma noite em Nacala.
Festival da Taça da Liga em Vilankulo
O Festival de Abertura da segunda edição da Taça da Liga BNI está previsto para o dia 04 de Junho próximo na vila turística de Vilankulo, dependendo do resultado do sorteio a ser realizado dia 20 de Maio próximo.
A direcção da LMF entende que Vilankulo reúne as condições ideias para o evento, que deverá ser testemunhado por parceiros da LMF e outros convidados.
O sorteio da Taça da Liga BNI está agendado para o próximo dia 20 de Maio, devendo o torneio começar a ser disputado dia 04 de Junho, data de regresso à competição da Selecção Nacional de Futebol “Mambas”.
A prova vai envolver todos clubes participantes do Moçambola obedecendo a um regulamento de competições próprio. Entretanto, sabe-se que na primeira fase da Taça da Liga BNI os jogos serão disputados em zonas, numa só volta, num sistema de todos contra todos, com uma pequena particularidade para a zona sul, que será subdividida em dois grupos de quatro clubes cada.
À semelhança da edição inaugural conquistada pelo Ferroviário de Nacala, todos clubes participantes vão beneficiar de equipamentos e prémios, cujos valores vão variar consoante a fase ou eliminatória em disputa.