Alberto Simango Jr. é candidato ao cargo de presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), cujas eleições terão lugar ainda este ano.
Actualmente à frente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), o dirigente vai apresentar publicamente a motivação da sua candidatura em cerimónia a ter lugar dentro de dias num dos hotéis de Maputo.
Simango Jr. confirmou a sua candidatura ao domingo, dando indicações de que mais pormenores serão tornados públicos brevemente, assegurando que é um dado certo que vai entrar na corrida à sucessão de Feizal Sidat.
“Confirmou que sou candidato a presidente da federação de futebol, em resposta a uma vontade colectiva de desportistas moçambicanos”, disse.
A entrada de Simango Jr. na corrida eleitoral pode baralhar as contas da turma que candidata o economista Manuel Chang, dado que o presidente da LMF está familiarizado com a gestão do futebol e colhe simpatias na tribo futebolística como resultado do desempenho alcançado à frente da Liga.
Há sensivelmente dez anos, através do seu clube, Costa do Sol, Alberto Simango Jr. entrou na LMF como Vogal de direcção e rapidamente foi confiado a pasta de Vice-presidente para Administração e Finanças, numa altura que aquela instituição enfrentava sérias dificuldades para a realização do “Moçambola”.
Foi sob a liderança de Alberto Simango Jr. que a LMF estabilizou a organização do “Moçambola”, recuperando a confiança do empresariado e do Estado, tendo este ano lançado a Taca da Liga BNI, uma nova competição no calendário futebolístico de Moçambique.
Entretanto, no seio da direcção da FMF prosseguem contactos para a escolha dum concorrente em nome do actual elenco, depois que o actual presidente, Feizal Sidat, despertou do devaneio do terceiro mandato, vedado pela Lei do Desporto e seu Regulamento.
Ao que o nosso jornal apurou, Feizal Sidat está engajado em montar na FMF um “presidente boneco” para concluir alguns projectos em marcha e salvaguardar os interesses da actual direcção.
Rejeitaram esse papel duas figuras proeminentes do actual elenco, nomeadamente o empresário Salimo Abdula e o antigo futebolista Amir Gafur, respectivamente Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Vice-presidente para a Alta Competição.
Para além do economista Manuel Chang, perfila-se como candidato a presidente da FMF o jornalista Alexandre Rosa (Chandó), antigo jogador do Chingale, Desportivo de Maputo e Estrela Vermelha.
Custódio Mugabe