A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminino escalou este fim-de-semana a cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia, no prosseguimento da reparação do Campeonato do Mundo agendado para Turquia, de 27 de Setembro a 5 de Outubro deste ano.
Em Quelimane, o combinado orientado por Nazir Salé cumpriu uma agenda social e desportiva, à semelhança do que havia sucedido na cidade de Inhambane, há sensivelmente 15 dias.
Ontem, a selecção nacional apadrinhou o arranque do torneio de minibasquetebol “Milleniumbim”, tendo o seleccionador nacional, Nazir Salé, orientado um clinic aos monitores das equipas participantes no evento.
Depois de Quelimane, a selecção nacional tem previstas deslocações às cidades de Tete e Pemba, antes de entrar em campo para o primeiro torneio internacional a ter lugar na capital do país.
Moçambique vai competir no Grupo B, com sede em Ankara, com as selecções nacionais do Canadá, França e Turquia, respectivamente nos dias 27, 28 e 30 de Setembro.
O torneio internacional terá lugar por ocasião do 25 de Junho – Dia da Independência Nacional, havendo perspectiva de participação das selecções de Cuba, Portugal e Brasil.
No estrangeiro, está assegurado um estágio no Japão, em Julho, onde terá lugar um torneio internacional com a participação da selecção da Austrália.
Depois, o conjunto moçambicano seguirá para a República Checa, em Agosto, para tomar parte num torneio internacional, com a particularidade de jogar aí com um adversário directo do “Mundial”, nomeadamente o Canadá.