Oito contentores contendo relva sintética, balizas e bandeirolas da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) estão retidos no terminal do Porto de Maputo por falta de pagamento de direitos aduaneiros, devendo ser leiloados nos próximos dias.
Trata-se duma mercadoria doada a Moçambique pela Confederação Africana de Futebol (CAF) no âmbito do programa de desenvolvimento do futebol nos países membros daquele organismo.
A mercadoria chegou a Maputo em Dezembro do ano passado num total de dez contentores. A FMF conseguiu libertar apenas dois contentores, neste momento instalados na Academia de Futebol Mário Esteves Coluna, município da Namaacha, província do Maputo.
O projecto da FMF é instalar a relva sintética no campo principal daquela academia.
No entanto, conforme domingo apurou de fontes insuspeitas, a FMF não tem dinheiro para o pagamento dos valores exigidos e estima-se que com as taxas de armazenamento o valor atinja 10 milhões de meticais.
Segundo os regulamentos aduaneiros, cada contentor deve pagar um custo estimado em 100 dólares por dia a partir da data limite de armazenamento estabelecida em dez dias.