Desde 2007 que se realiza na capital do país o torneio de basquetebol denominado “basquete show”, envolvendo alunos das escolas secundárias das escolas das cidades de Maputo e Matola, até 16 anos de idade.
Trata-se de uma realização anual que, tal como sugere o nome, é show de desporto e cultura, tendo este ano sido galardoada pela FIBA-África, na gala Afrobasket de 2013.
O evento é organizado por BK João Domingos, e conta com grande e imprescindível colaboração técnica do António Azevedo. Patrocinado pela mcel, na sua fase final lota o pavilhão do Desportivo de Maputo, onde a pequenada vibra jogando a bola ao cesto e em concursos de lançamento e dança.
Foi sempre um show, com aplausos para todas as jogadas, entre o olhar triste dos derrotados e alegre dos vencedores. O primeiro vencedor foi Escola Secundária Estrela Vermelha de Maputo, em 2007; Escola Secundária da Matola, 2008 e 2009, Escola Secundária Josina Machel de Maputo, 2010, Escola Secundária da Matola, 2011; Escola Secundária Zona Verde, 2012 e 2013, em masculinos. Em femininos a competição iniciou em 2012, ganha pela Secundária da Polana de Maputo. Em 2013 ganhou a Escola Secundária da Zona Verde de Matola.
O facto de os treinadores serem professores de Educação Física, muitos deles treinadores nos clubes, facilita a integração do talento emergente em equipas federadas.
E pode estar a acontecer o inverso, os miúdos estarem a sair das equipas federadas para o basquete show. Não é por acaso que proliferam jogadores do basquete show nas selecções de sub-16.
Em cada ano a prova começa a inscrição voluntária das escolas, entre públicas e privadas. A primeira fase competitiva é de sistema a eliminar para o apuramento de 12 escolas, em masculinos, e quatro, em femininos, para a fase final.
Na final os rapazes são divididos em três grupos com quatro equipas. Em cada grupo apuram-se duas para quartos de final, meias – finais e final. Em femininos é no sistema de todos contra todos em uma única volta.
A outra realização, não menos importante, é o torneio Millennium Mini-Basquetebol nas cidades de Maputo, Xai-Xai, Beira, Quelimane, Tete, Nampula, Matola, Chimoio e Nacala.
No ano passado, 2013, o certame movimentou 64 equipas masculinas e igual número de femininas, com destaque para a capital do país que teve doze equipas em cada género. Ao todo foram 128 monitores nos comandos técnicos e 56 árbitros, todos com prévia formação.
As equipas beneficiam-se de equipamentos, assistência médica e tudo mais do organizador Millennium Bim.