O Desportivo joga hoje a sua penúltima final para manter-se no “Moçambola” contra o Chingale, igualmente a precisar de pontuar para garantir presença
no campeonato nacional do próximo ano.
A partida agendada para o relvado do Desportivo de Tete tem a particularidade de poder decidir, hoje mesmo, uma eventual descida de divisão dos “alvi-negros”, bastando para tal uma vitória dos donos da casoa
O Chingale ocupa a posição imediatamente à frente do Desportivo, com 27 pontos, contra os 25 da turma de Artur Semedo. Quando faltam apenas dois jogos por disputar, mesmo um empate afunda o histórico Desportivo, uma vez que perderia no desempate final com os tetenses.
Esta final será dirigida por Mateus Infante, assistido por Célio Mugabe, António Amiltone e Ribeiro Manuel como quarto árbitro.
Outro aspirante a manutenção, Incomáti, recebe em casa o HCB do Songo, já sem nada a perder e em dificuldades de garantir um lugar digno da sua grandeza.
Incomáti soma 22 pontos e HCB 33, o que significa que o conjunto de Xinavane pode carimbar hoje o bilhete de regresso ao Campeonato Provincial de Maputo.
Vai apitar o encontro o árbitro Samuel Chirindza, assistido por João Paulo, Ivo Francisco e Adolfo Chitache (quarto árbitro).
No Estádio da Machava, o Ferroviário de Maputo recebe seu homónimo da Beira, uma partida que os beirenses quererão ganhar, agora já com ambição de assaltar a segunda posição ocupada pelo adversário de hoje.
Em Nampula realiza-se um desafio entre dois tranquilos, nomeadamente o Ferroviário local e o Clube do Chibuto, já satisfeitos com a manutenção garantida jornada passada.
Os nampulenses somam 33 pontos contra 31 do Chibuto. Arão Júnior vai apitar o encontro, assistido por Salomão José, Nelsa Abílio e Sérgio Chala.
Na Beira, o Têxtil de Púngoè, ainda a lutar pela manutenção, joga com o Vilanculos, conjunto que segue na quarta posição com 39 pontos.
Uma vitória da equipa anfitriã garante praticamente a manutenção, pois, os “fabris” passariam a somar 31 pontos. Ainad Ussene vai dirigir a partida, coadjuvado por Adão Chitache, Baltazar Hilário e Manuel Castigo.
Todos os jogos iniciam às 15 horas.