O Desportivo voltou a perder e piorou a sua situação no “Moçambola”, com a única novidade a ser o facto de o golo do Costa do Sol ter acontecido apenas no período de compensação através de Matsolo, num lance que ficamos com a impressão de que o guarda-redes Zé podia ter feito melhor.
Efectivamente, os adjectivos negativos estão a esgotar-se para qualificar o campeonato que os “alvi-negros” estão a fazer, tendo somado na tarde de ontem, no campo do Costa do Sol, a décima derrota em 17 jogos, o que se junta a seis empates e apenas uma vitória.
E ontem, admitamos, a equipa de João Chissano até tentou terminar com outra sorte, mormente na segunda parte, período no qual tentou discutir o jogo e criou inclusive oportunidades de abrir o marcador. Danito Parruque rematou por cima no lance mais flagrante, depois de Sidique ter também falhado o alvo.
Mas há que reconhecer o veneno do ataque “canarinho” nos primeiros 45 minutos, sobretudo através do veterano Rúben na desmarcação de seus companheiros de ataque.
Lálá, Chiamngo e Manuelito poderiam ter aberto o marcador em três ocasiões distintas, mas foram perdulários na hora “H”, enquanto do lado do Desportivo, à beira do intervalo, Clemente rematou para uma defesa atenta de Gervásio.
No final do encontro foi interessante ouvir o treinador João Chissano a dizer que o Desportivo não ganha porque há algo para lá do futebol na equipa. Nós não concordamos com essa teoria porque temos assistido a muita falta de qualidade, ambição e até estofo no conjunto “alvi-negro”.
A equipa de arbitragem, chefiada por Filmão Correia, fez um trabalho positivo e por isso endereçamo-la os nossos sinceros votos de bom domingo.
Ficha Técnica:
Costa do Sol:Gervásio, Matsolo, Aguiar, Manuelito, Dito, Chimango, Artur, Parquim, Nelson, Ruben (Josimar) e Lala (Cosme).
Desportivo: Zé, Sidique, Ivo, Henriques, Cândido, Clemente, Jossias, Arnaldo (Laque), Danito, Calton (Dinis) e Joca (Naftal).
Arbitragem: Filmão Correia, assistido por Teófilo Mungói e Lúcio Namarrói. Quarto árbitro: Sérgio Rombate.
Jogos de Hoje
Hora˗ 15h00// ESTÁDIO DA MACHAVA
Ferroviário de Maputo X Chingale de Tete
Arbitragem: Aureliano Mabote, assistido por Arsénio Marengula e Carlos Paulino. Quarto árbitro: António Semba,
Hora˗ 15h00// CAMPO DO COSTA DO SOL
Estrela vermelha de Maputo X Clube do Chibuto
Arbitragem: Felisberto Timana, assistido por Cláudio Macamo e Abibo Adinane. Quarto árbitro: Luis Jumisse,
Songo cimenta liderança
A União Desportiva do Songo consolidou a liderança do “Moçambola” após receber e bater o Desportivo do Niassa por um a zero. O líder passa a somar 34 pontos, seguido pelos Ferroviários da Beira e Nampula com 30 pontos.
Eis o quadro de resultados:
Ferroviário de Nacala, 3 – Liga Desportiva de Maputo, 2
União Desportiva do Songo, 1 – Desportivo de Niassa, 0
Ferroviário da Beira, 1 – 1° de Maio de Quelimane, 1
Maxaquene, 0 – ENH FC, 1
Ferroviário de Nampula, 3 – Desportivo de Nacala, 1
Texto de Custódio Mugabe
custodio.mugabe@snoticicas.co.mz