Encerrouontem na cidade de Maputo o Campeonato Nacional de Voleibol de Sala em seniores e juniores, masculinos e femininos. O torneio vinha decorrendo desde o dia 8 do mês corrente. Participaram apenas quatro das onze províncias, nomeadamente: cidade e província de Maputo, Sofala e Nampula.
Os treinadores e alguns jogadores das equipas que estiveram no torneio mostram-se preocupados pelo facto de não ter participado maior número de equipas. É mais preocupante ainda pelo facto de não estarem na prova as províncias de Gaza e Inhambane, por se considerarem vizinhas da capital do país.
Gaza, Inhambane, Manica, Tete, Zambézia e Niassa não estiveram representadas porque as suas equipas não se inscreveram, enquanto o representante de Cabo Delgado não se fez presente por falta de fundos para suportar as despesas da viagem. A equipa esperava apoio do município de Pemba que, à última hora, mostrou indisponibilidade.
Entretanto, em conversa com a nossa reportagem revelaram que nas suas províncias há um trabalho que está a ser levado a cabo pelas associações provinciais, como é o caso da massificação da modalidade e abertura de núcleos nos distritos.
Texto de Abibo Selemane