O novo campeão nacional de futebol pode ser conhecido esta tarde no desenrolar da 21.ª e penúltima jornada do Moçambola-2024. A liderar isolado com 45 pontos, a Associação Black Bulls é a equipa que está em vias de levantar o “canecão” mais cobiçado do deporto-rei no país. Para tal, os “touros” precisam de vencer, em casa, o Textáfrica, “lanterna vermelha”, com 15 pontos, e esperar que o segundo classificado, União Desportiva do Songo, com 43, não ganhe na recepção ao Brera, penúltimo classificado, que também contabiliza 15 pontos.
Assim, caso se confirme essa conjugação de resultados, a turma de Tchumene pode sagrar-se campeã três anos depois de ter erguido o troféu pela primeira vez na história.
Num outro cenário, se os “hidroeléctricos” derrotarem o Brera, a decisão do título será adiada para a última ronda na qual as duas equipas têm deslocações difíceis. A Black Bulls joga em Lichinga com o Ferroviário local, enquanto o Songo vai a Nacala bater-se com o Desportivo local.
Mas voltando às partidas desta tarde, o favoritismo recai inquestionavelmente para as turmas do Tchumene e da vila do Songo com provas dadas de serem melhores em todos os aspectos. Aliás, na primeira volta a ABB foi vencer em Chimoio ao Textáfrica por 2-1 e a UD Songo bateu em Maputo o Brera também pela margem mínima, mas por 1-0. Leia mais…
380