Início » MEMÓRIA – TEXTÁFRICA DO CHIMOIO: Soalpo foi a base dos campeões

MEMÓRIA – TEXTÁFRICA DO CHIMOIO: Soalpo foi a base dos campeões

Por Jornal domingo

TEXTO DE JOCA ESTÊVÃO

JOCA.ESTEVAO@SNOTICIAS.CO.MZ

O bairro da Soalpo foi a base para edificar os primeiros campeões nacionais. Ou seja, a maior parte dos jogadores que triunfaram no Textáfrica residiu naquele bairro na sua meninice.

Tereso e Sebastião, nascidos nos arredores do Chimoio, passaram a viver na Soalpo porque os pais trabalhavam na empresa Textáfrica, enquanto Domingos Nota, da zona de Sena, chegou a Soalpo quase adulto.

Um dos jogadores que veio de um outro ponto diferente é Ângelo Jerónimo, que nasceu no distrito de Gondola, posto administrativo de Amatongas, localidade de Nhambonda, onde viveu até 1966, quando saiu do internato. Começou a trabalhar na empresa Textáfrica no ano seguinte, aos 14 anos de idade. Em 1968 ascendeu aos juniores, juntamente com Sebastião. Entretanto, nesse ano, o Textáfrica não se inscreveu no campeonato de juniores e um padre católico chamado Vicente organizou um campeonato recreativo designado João XXIII, que era o nome do Papa na altura. Aí, dispersaram-se. Miguel juntou-se a uma equipa denominada Sporting Serrote, Ângelo ficou no Benfica de Mpulango, Sebastião representou o Rebenta Fogo e Mambo jogou pelo Dínamos, que era uma réplica do Dynamo do Zimbabwe. Leia mais…

Você pode também gostar de: