Início » MEMÓRIA – GENTIL ESCRIVÃO: Por outro lado, Gentil era da Talhado para formar

MEMÓRIA – GENTIL ESCRIVÃO: Por outro lado, Gentil era da Talhado para formar

Por Jornal domingo

TEXTO DE JOCA ESTÊVÃO

JOCA.ESTEVAO@SNOTICIAS.CO.MZ

Após a Independência, o Grupo Desportivo de Maputo foi reconhecido como um dos melhores formadores do país, pela qualidade e quantidade de jogadores que ofereceu ao país.

Em grande número, esses jogadores passaram pelas “mãos” de Gentil Escrivão, um técnico que, a 17 deste mês, completa 58 anos de idade, 40 dos quais como treinador de futebol.

No início da década de ‘80, Gentil, ainda novo, organizava torneios no bairro do Alto Maé, onde também apareciam meninos do Chamanculo, Malanga, Mafalala, e arredores. O menino Gentil também jogava e a sua paixão pelos “alvi-negros” fê-lo tentar a sorte. Euroflin Maria da Graça, o Flin, que estava ligado ao Desportivo por força da fusão do Polana (como chegou-se a chamar a Académica), além de jogador, era o responsável pelas escolas do clube nessa altura e notou que aquele rapaz podia ser melhor aproveitado como seu auxiliar, que propriamente como jogador. Até porque nessa altura apareciam talentos bastante impressionantes e com o futuro à vista. Leia mais…

Você pode também gostar de: