Os jogadores da Selecção Nacional de Futebol, “Mambas”, concentram-se amanhã, segunda-feira, em Maputo, para iniciar a preparação do jogo com as Maurícias agendado para próximo sábado no Estádio Nacional do Zimpeto inserido na última jornada do Grupo H de qualificação ao CAN 2017, a ter lugar no Gabão. Moçambique já não tem hipótese de qualificar-se à competição continental.
Os treinos da selecção nacional vão acontecer no Estádio Nacional do Zimpeto, sendo que duas sessões irão decorrer à noite como forma de enquadrar os jogadores ao ambiente previsto para o desafio, aprazado para iniciar às 18.00 horas.
O seleccionador nacional de Futebol, Abel Xavier, convocou 24 jogadores para a “operação” Maurícias. “Nesta lista com 24 jogadores, temos a presença de 12 convocados que são Sub-23, e o objectivo é dar continuidade aos processos de formação e consolidação da selecção nacional”.
Há também jogadores que se vão estrear com a camisola da selecção nacional neste mandato de Abel Xavier, como são os casos de Boné Uaferro, defesa de 24 anos de idade, que milita no SC Fortuna Koln da Alemanha; Faizal Bangal, avançado de 21 anos de idade, pertencente ao clube italiano Atalanta; Gito Hilário, médio de 21 anos, que joga no clube Ferroviário da Beira; Salimo Mutafa, médio com 19 anos, do Ferroviário de Nampula; bem como Cremildo Nhantumbo, defesa de 30 anos, que pertence à UD de Songo.
Ao seu estilo, Abel Xavier explicou que nenhum jogador tem o lugar garantido, sendo que cada convocado terá de lutar para conquistar um espaço no campo de forma a abordar o adversário da melhor forma.
O técnico dos “Mambas” evita fazer qualquer comentário sobre os critérios de escolha dos jogadores. “É lógico que não vou ficar a dar qualquer justificação sobre isso e nem detalhes”, atirou, acrescentando que se trata de uma convocatória flexível e que irá responder aos objectivos definidos.
Aliás, o treinador aclarou que “tudo passa por preparar bem a equipa para ganhar o jogo”, acrescentando que “todos “trabalhamos com orgulho, não há preço para isso”.
O desafio contará também com a presença dos internacionais Mexer, que milita no Stade Rennais FC da França; Dominguez, que joga no clube Bidwest Wits da África do Sul; Reinildo, que actua no SL Benfica de Portugal. Zainadine Júnior será a grande ausência no encontro devido a uma lesão.
Por seu turno, o secretário-geral da Federação Moçambicana de Futebol, Filipe Johane, garantiu que as condições administrativas estão criadas para a realização do jogo. Os jogadores que actuam no estrangeiro poderão chegar a Moçambique, no máximo, terça-feira próxima.
LISTA DE CONVOCADOS:
União Desportiva do Songo:Cremildo, Kambala e Luís Miquissone; Ferroviário de Nampula: Pinto, Salomão e Raúl; Ferroviário de Maputo: Jeitoso e Gito; Maxaquene: Guirrugo e Bruno; Liga Desportiva de Maputo: Sonito e Elias; Costa do Sol: Nelson; Ferroviário da Beira: Gildo; Estrela Vermelha de Maputo: Lóló; Bidvest Witts da África do Sul: Dominguez; Rennes da França: Mexer; Benfica de Portugal: Reinildo; 1.º de Agosto de Angola: Jumisse; Santa Clara de Portugal: Reginaldo; Nacional da Madeira de Portugal: Witiness e Bhéu; Atlanta da Itália: Faisal Bangal; Fortuna da Alemanha: Boné