Os atletas da Universidade Pedagógica de Maputo, Alberto Mamba e Zeferina Marinho, foram os grandes vencedores da Légua da Matola em masculinos e femininos, respectivamente. O evento realizou-se por ocasião da passagem do 44° aniversário da Cidade da Matola que se assinalou no passado dia 05 de Fevereiro.
A prova teve um percurso de doze quilómetros e envolveu perto de 200 atletas de ambos sexos e foi acompanhada por uma marcha, para além de provas de triciclos e cadeiras de rodas.
Alberto Mamba venceu a prova tranquilo, pois, desta vez, não teve a concorrência directa dos sul-africanos que nos últimos anos conquistam provas do género. O mesmo vale para Zeferina Marinho.
Mamba, que tem estado a treinar na vizinha África do Sul, disse mesmo que a prova foi fácil depois do programa de preparação que está a cumprir.
Referiu que está concentrado na preparação para alcançar os mínimos que lhe permitam tomar parte nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
A Federação Moçambicana de Atletismo, que apoiou a realização do evento, garante que ao longo do ano haverá léguas semelhantes em todas capitais provinciais do país.
Sérgio Ribeiro, vice-presidente para a área de formação da FMA, disse que já existe um compromisso com a empresa mcel para a realização das corridas.
“Fazemos estas provas para massificar a modalidade e trazer entretenimento para o público. Estamos satisfeitos porque deste vez a légua da Matola registou muita afluência”, referiu.