TEXTO DE NARCISO NHACILA
O Costa do Sol é o novo campeão nacional de basquetebol sénior masculino, depois de vencer o Ferroviário de Maputo, por 3-2, na final dos “play-off” da 46a edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino, a Liga Mozal.
Na noite de sexta-feira, o Costa do Sol interrompeu um longo jejum de 22 anos sem ganhar o “Nacional”, derrotando o Ferroviário de Maputo por 82-74, no quinto e último jogo da finalíssima, disputado no pavilhão do Maxaquene.
O jogo servia para desempatar uma final que estava empatada em 2-2, depois de “canarinhos” e “locomotivas” terem partilhado as vitórias nos quatro encontros anteriores entre ambos.
Recorde-se que no Jogo-1, disputado precisamente há uma semana, no passado domingo, o Ferroviário de Maputo venceu por 69-63. No dia seguinte, segunda-feira, o Costa do Sol respondeu ganhando o Jogo-2, por 67-64, empatando a final em 1-1. Na terça-feira, no Jogo-3, o Ferroviário de Maputo recolocou-se novamente em vantagem na final (2-1), depois de vencer por 61-60.
Depois de um dia de descanso, na quinta-feira os dois contendores voltaram a defrontar-se. Aí, em vantagem na final, se o Ferroviário ganhasse terminava com a disputa e sagrava-se campeão. No entanto, sabendo que não tinha alternativa que não fosse ganhar, o Costa do Sol passou por cima do seu adversário com uma diferença de 18 pontos (79-61), voltou a empatar a final, agora por 2-2 e forçou a disputa do quinto e último jogo do “play-off”. Leia mais…