Os sete atletas que vão representar Moçambique nos Jogos Olímpicos Paris-2024 e respectivos treinadores já se encontram na capital francesa. A maior parte dos atletas (cinco), nomeadamente Alcinda dos Santos e Tiago Muxanga (boxe), Deisy Nhaquile (vela), Jacira Ferreira (judo) e Steven Sabino (atletismo), e alguns treinadores partiram de Maputo na quarta-feira.
A eles juntaram-se, ainda na semana passada, os nadadores Matthew Lawrence, bolseiro olímpico em Portugal, e Denise Doneli, que reside na Itália, para um estágio de sensivelmente duas semanas em Paris e Marselha.
Dos sete atletas que vão defender as cores de Moçambique em Paris, apenas três qualificaram-se directamente, designadamente a pugilista Alcinda dos Santos (-66 kg), a velejadora Deisy Nhaquile, da categoria laser, e a judoca Jacira Ferreira (-42 kg).
Os restantes beneficiaram das vagas de universalidade olímpica, que são atribuídas aos países que não conseguem atingir o mínimo de seis apurados ou qualificar sequer um atleta.
Moçambique leva a Paris uma delegação de 35 pessoas. Deste número, 11 são atletas e quatro treinadores. Leia mais…
594
Artigo anterior