Início » Governo exige resultados positivos nos Jogos da CPLP

Governo exige resultados positivos nos Jogos da CPLP

Por admin

O Governo de Moçambique espera uma representação condigna dentro e fora das competições da delegação do país que vai tomar parte na décima edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendados para as cidades de Espargos e Santa Maria, na Ilha do Sal, Cabo Verde.

O conjunto moçambicano recebeu cumprimentos de despedidas do Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que recomendou uma entrega total para a superação do terceiro lugar (melhor resultado de sempre) conseguido em Mafra, Portugal na antepenúltima edição realizada há quatro anos.

Falando em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi, o Primeiro-Ministro sublinhou a necessidade dos atletas adoptarem um comportamento são na relação com seus adversários. “Muitas vezes podemos correr para ganhar jogos mas também perdermos o fair-play, o que não é bom”.

– A vossa selecção é uma prova de que vocês são os melhores dos melhores nas modalidades que representam e isso traz-vos muito mais responsabilidade. A vossa participação lá é uma grande responsabilidade porque vocês passam a ser embaixadores de Moçambique na área do desporto. São 25 milhões em cada um de vocês.

Disse que o Governo vai acompanhar todos jogos e exige resultados positivos e muita disciplina. “Tirem maior proveito desta oportunidade para puderem melhorar o vosso desempenho, as vossas marcas, sejam ambiciosos, aproveitem a oportunidade que tendes para melhorarem vossas marcas e desempenho individual”.

Referiu que os jogos constituem um momento de convívio e de amizade entre os desportistas da comunidade, dai a importância de transmitir a imagem de que o moçambicano é bom atleta, amigo e disciplinado. “Saibam dignificar-nos”, recomendou.

Moçambique será representado nos jogos por 68 atletas das modalidades de futebol masculino, basquetebol feminino, andebol masculino, atletismo convencional e adaptado, voleibol de praia e taekwondo.

O futebol é a única modalidade coletiva que conta com a participação dos nove países membros da CPLP. As seleções de Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, foram divididas em três grupos de três equipas cada.

O primeiro classificado de cada grupo e melhor segundo lugar passam às meias-finais da prova.
Na competição de andebol masculino, que não contará com a participação de Timor-Leste e Guiné Equatorial, as equipas foram divididas em dois grupos.
O grupo A é constituído pelas seleções de Angola, Moçambique e Brasil, e o B é formado pelas equipas nacionais de Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.
Os dois primeiros classificados de cada grupo passam às meias-finais do torneio de andebol masculino.
Timor-Leste e Guiné Equatorial ficam também de fora na prova de basquetebol feminino, que contará com o concurso das seleções de Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Para além dessas três modalidades colectivas, a décima edição dos Jogos da CPLP contará ainda com competições de vólei de praia, natação em águas livres, taekwondo, atletismo e atletismo paralímpico.

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana