Início » FIBA introduz ataques de 14 segundos

FIBA introduz ataques de 14 segundos

Por admin

A partir de Setembro próximo vai haver algumas alterações às regras oficiais da FIBA. Uma delas diz respeito aos 24 segundos, o que irá determinar uma adaptação definitiva de muitos dos actuais aparelhos.

Assim, a partir da próxima época, quando houver um ressalto após lançamento não concretizado, se o mesmo for ofensivo – se a equipa que ataca ganha o ressalto – essa equipa terá apenas direito a 14 segundos de ataque e não a 24, como acontece agora.

Caso o ressalto seja conquistado pela equipa que defende, então o ataque será de 24 segundos.

Esta alteração vai obrigar os aparelhos de 24 segundos a serem preparados para a nova regra, com a particularidade de serem mudados – de 24 para 14 – com o jogo a decorrer.

As novas regras entram em vigor a partir de Setembro de 2014, o que vai fazer com que os clubes moçambicanos procurem desde já assegurar a necessária adaptação.

Sobre esta regra, domingo ouviu a opinião do árbitro Marques Abdala,  o qual, defende que “a regra privilegia o ataque, acho que é benéfico,  porque a essência do basquetebol é marcar mais pontos. O jogador deve ser rápido a pensar e a executar”.

Como juiz, espera adaptar-se facilmente, à semelhança do que sucedeu noutras ocasiões. “Sempre que há novas regras os árbitros são reciclados, temos que estar sempre aptos e fazer com que as equipas cumpram”.

– O desafio maior é para os treinadores que devem reparar suas equipas para atacar em menos tempo do que faziam nessa situação. Devem estar preparados tacticamente, argumenta Abdala.

Para Rui Hélder, jornalista, a alteração da regra vai tornar o ataque mais rápido. “ nessa situação, os movimentos tem que ser muito mais coordenados, a acção do base tem que ser mais pensado, o lançador deve ser liberto rapidamente para o cesto”.

É cauteloso quando fala da introdução da regra em Moçambique, porque, argumenta, “o basquetebol moçambicano está carente de alguns processos básicos, aqui a componente pensamento do jogo, sobretudo em campo, não é muito aproveitada, talvez esse tipo de regras vai obrigar os ataques a serem melhor pensados do que agora”.

– Nós somos muito indisciplinados técnica e tacticamente. Quando tens 14 segundos para realizar o ataque tens de fazer as coisas como deve ser.

Estou com algum receio de tentarem lançar o mais rapidamente possível, quando tens 14 segundos para pensar uma jogada e lançar.

Desafia os técnicos a ensaiarem situações de ataque nos treinos, pois, “tens que treinar isso, simular situações reais no treino, jogadas que durem 12, 13 segundos”.

 

Você pode também gostar de: