. Moçambiques, 1 – Lesotho, 1
As selecções nacionais de futebol de Moçambique e Lesotho empataram ontem a um golo no Estádio da Machava, em desafio a contar para a primeira “mão” da segunda eliminatória de qualificação ao Campeonato Africano das Nações Sub-20, agendado para próximo ano na Zâmbia.
Foi um jogo emocionante e bem disputado, do qual, contas feitas, o conjunto moçambicano saiu penalizado pela ineficácia dos seus atacantes.
Mesmo depois de uma entrada tímida, a combinar com as baixas temperaturas registadas na capital do país, os “Mambinhas” adiantaram-se no marcador na sua primeira oportunidade, quando Bruno (o melhor em campo) rematou colocado na marcação de um livre directo. Estavam jogados 15 minutos.
Os forasteiros reagiram e empataram a partida por Bonang aos 20 minutos, que se aproveitou de uma soneca da defensiva moçambicana.
Aliás, no minuto anterior o mesmo jogador havia desperdiçado uma oportunidade flagrante rematando ao lado quando estava isolado.
Na segunda metade do desafio Moçambique apossou-se da bola, forçou o segundo golo e aí assistimos ao filme habitual de desperdícios atrás de desperdícios.
Dinis foi o protagonista nos falhanços, “bem” coadjuvado pelos colegas. O resultado castiga a falta de técnica, eficácia e até de qualidade do ataque anfitrião.
A equipa de arbitragem, proveniente da Suazilândia, controlou o desafio e não influenciou o resultado final.
FICHA TÉCNICA
Moçambique: António, Bruno, Cândido, Yuran, Blessings, Mussa (Eduardo 65´), Adriano (Mapangane 88´), André Manhiça (Márcio (85´), Nilton, Mário e Dinis.
Lesotho: Monang, Relebomile, Thabo, Mohai, Lepolesa, ThaboMongani, Tsepo, Khubetroana, Bonang, Mako (Lekhoda) e Seana.
Disciplina: Amarelo para Bruno e vermelho para Bonang por acumulação de cartões amarelos.
Texto de Custódio Mugabe
custodio.mugabe@snoticicas.co.mz