O Clube Estrela Vermelha de Maputo pede explicações à direcção da Federação Moçambicana de Patinagem (FMP) sobre a participação de Moçambique no Torneio Internacional de Patinagem de Luanda (Zedú), que se realiza de 20 a 29 de Setembro próximo em homenagem ao Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.
O clube dos “alaranjados” quer saber porquê o país vai ser representado pelo Ferroviário de Maputo na impossibilidade de ser por uma selecção nacional ou da Cidade de Maputo.
“Tomámos conhecimento de que a Federação Moçambicana de Patinagem não está interessada em organizar e preparar uma selecção nacional para representar o país no Torneio Internacional de Luanda. A federação indicou a associação da cidade de Maputo para formar uma equipa mista para, no lugar da Selecção Nacional, participar no Torneio Zedú”, disse Luís Manhique, presidente do Estrela Vermelha de Maputo.
Para indignação do Estrela Vermelha, diz Manhique, a associação “indicou o Ferroviário de Maputo para representar o país. Porquê o Ferroviário de Maputo, que não é campeão nacional nem vice-campeão? O Estrela é bicampeão nacional e o Desportivo de Maputo vice-campeão. Quais foram os critérios usados na escolha do Ferroviário? Estamos inquietados pela injustiça. Com que legitimidade uma associação forma selecção ou uma equipa de clube substitui uma selecção nacional?”, questiona Luís Manhique, presidente do Estrela Vermelha de Maputo.
Manhique vai mais longe ao recordar que para a eleição de novos corpos gerentes da Federação de Patinagem, que tomam possam dia 19 de Agosto, sexta-feira, o ministro da Juventude e Desporto, Alberto Ntukumula, orientou para a observação da lei, esta que por nada deve ser violada.
“A lei que o ministro da Juventude e Desporto, Alberto Ntukumula, quis que fosse observada na eleição de novos corpos gerentes da Federação de Patinagem é a mesma que deve ser aplicada em tudo que envolve a modalidade. Deve-se chamar à responsabilidade ao elenco eleito da federação para pôr ordem nisto de representar Moçambique. Nada pode parecer demissão da federação das suas responsabilidades. O que é do país é com a federação e nunca com uma associação ou clube. Estamos no hóquei em patins para o bem da modalidade e não para sofrermos injustiças. Sempre que nos julgarmos injustiçados tudo faremos para a reposição da justiça”.
Angola convidou Ferroviário
– Nicolau Manjate, presidente da Federação de Patinagem
Dada a inquietação do Estrela Vermelha de Maputo, a nossa Reportagem contactou o presidente da Federação Moçambicana de Patinagem, Nicolau Manjate, para o devido esclarecimento sobre a participação de Moçambique no Torneio Zedú.
“Os organizadores do Torneio Zedú convidaram o Ferroviário de Maputo”, respondeu-nos Nicolau Manjate. Questionámos a nossa fonte se o referido convite terá sido recebido pela federação, tendo respondido que não.
“O convite foi feito directamente ao Ferroviário. O clube apenas fez-nos saber do mesmo. Portanto, não foi por indicação da federação que o Ferroviário vai participar no torneio internacional de Angola. Foi pela vontade dos organizadores do evento”, vincou Manjate.