– Primeiro-ministro à atleta Edmilsa Governo
O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, encorajou a atleta Edmilsa Governo a aplicar-se a fundo para elevar a bandeira do país nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, a ter lugar de 7 a 18 de Setembro próximo naquela cidade brasileira.
“Queremos que eleve bem alto o nome do nosso país. Que troque experiências, melhore o seu desempenho, faça amizades e traga medalhas. Você é capaz disso. Mostre o melhor de si”, incentivou o Primeiro-ministro.
Recordou à atleta que tenha em conta que vai representar cerca de 25 milhões de moçambicanos que estarão atentos ao seu desempenho fazendo votos para que ultrapasse todas as barreiras.
Única atleta representante do país no evento, Edmilsa Governo agradeceu o apoio prestado pelo Governo desde a primeira hora, o qual permitiu a participação nas provas de qualificação e uma preparação à altura do evento.
“Orem muito por mim, darei o meu máximo. O primeiro objectivo é melhorar os meus recordes e depois ocupar um dos lugares do pódio, não importa a medalha, quero o pódio. Vou lá trabalhar, estou confiante e espero trazer bons resultados”,disse a atleta.
Edmilsa Governo vai competir nas provas de 100, 200 e 400 metros, sendo na última que tem maiores probabilidades de atingir o pódio.
A delegação moçambicana aos Jogos Paraolímpicos deixa Maputo no dia 1 de Setembro e é constituída por cinco pessoas. Edmilsa Governo terá como guia Filipe Chaimite, o treinador é Narciso Fakir. Completam o grupo dois dirigentes do Comité Paraolímpico de Moçambique.