Início » Chibuto no Top 8 da Cidade de Maputo

Chibuto no Top 8 da Cidade de Maputo

Por admin

O Futebol Clube do Chibuto, colectividade da província de Gaza, vai participar na Top 8, prova de preparação das equipas da Cidade de Maputo que jogam no “Moçambola”, soube domingo do presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM), Filipe Budula.

A solicitação do Clube de Chibuto para participar no To8 de 2014, que inicia a 8 de Fevereiro, foi por via da Associação Provincial de Futebol de Gaza. O pedido foi aceite pela AFCM. Até quinta-feira, 23 de Janeiro, faltava ser comunicada à Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

Participam no Top 8 as formações do Costa do Sol, Maxaquene, Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo, Liga Muçulmana, todas do Moçambola, mais três primeiras classificadas do campeonato da Cidade de Maputo de 2013, nomeadamente Matchedje, Estrela Vermelha e Académica. Matchedje, despromovido do “Moçambola”, substitui Desportivo de Maputo, primeiro classificado do ano passado. Com a inclusão do Chibuto, que procura maior rodagem antes do início do “Moçambola”, a prova passa a contar com nove equipas ao invés de oito.

Em paralelo ao Top 8, vai decorrer o Torneio de Abertura, envolvendo os restantes clubes que se inscreverem para a época futebolística de 2014.

O Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo inicia a 15 de Março e deve terminar a 7 (sete) de Setembro, um mês antes do fim da época. Na mesma altura efectivar-se-ão as eliminatórias da Taça Maputo e Taça Moçambique.

Paradoxalmente, a Cidade de Maputo deve entregar o seu representante na poule de apuramento para o Moçambola de 2015 a 16 de Julho, uma semana antes de terminar o seu campeonato.

Ainda sobre a poule de apuramento, Filipe Budula informou-nos quer as associações do sul do país, nomeadamente de Inhambane, Gaza, Maputo e Maputo Cidade, já escreveram para a FMF para que cada província se faça representar apenas por uma equipa e não duas como o ano passado.

DESPORTIVO VOLTA À CIDADE

Antes de todas as provas mencionadas, a 2 de Fevereiro terá lugar o jogo da Supertaça da Cidade de Maputo, envolvendo o campeão, Desportivo de Maputo, e vencedor da Taça, Mahafil. 

Até as 12 horas de quinta-feira, 23 de Janeiro, todos os cinco clubes do Moçambola já haviam se filiado na AFCM. Dos 12 clubes que deverão participar no campeonato da Cidade, só o Ferroviário das Mahotas, Matchedje, Águias Especiais e Académica haviam se filiado.

No mesmo dia a filiação do Estrela Vermelha não tinha sido aceite por não ter sido acompanhada de um documento do clube, embora o emissário tivesse levado consigo à AFCM o dinheiro de inscrição.

Para esta época, cada clube que se inscreve na AFCM, que não tenha campo próprio, obriga-se a apresentar carta de autorização do proprietário do campo em que vai realizar seus jogos. Isso vai evitar que à última hora não se conheça onde uma determinada equipa vai jogar. 

Neste momento a Cidade de Maputo tem disponíveis 15 campos, dos quais só cinco se apresentam em boas condições para a prática de futebol, designadamente Campo da Liga Muçulmana, Estádio da Machava, Campo do Matchedje (ex-atlético Muçulmano), Campo 1º de Maio (com relva mal tratada), Campo do Costa do Sol e Campo do Maxaquene. No total a cidade vai este ano realizar 1768 jogos.

Curiosamente, as nossas construções de campos dos clubes da capital do país estão projectadas para a província de Maputo, concretamente na Cidade da Matola e distrito de Marracuene, quando o distrito municipal da Katembe, Município de Maputo, ainda se apresenta desértico.

Você pode também gostar de: