A Academia de Xadrez da Matola já foi admitida como membro da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em reconhecimento do trabalho por ela desenvolvido.
O reconhecimento foi transmitido por Lewis Ncube, presidente da Confederação Africana de Xadrez, que recentemente visitou Moçambique em missão de monitoria das actividades da Federação Moçambicana de Xadrez (FMX).
A partir de agora, a Academia de Xadrez da Matola passa a participar nos congressos da FIDE e seus xadrezistas nos campeonatos internacionais sem precisarem de apuramento interno, conforme nos informou Domingos Langa, seu patrono.
Lewis Ncube chefiava uma delegação de que fazia parte o presidente da Zona 4.3, Kezzie Msukwa e a campeão mundial da modalidade, Zhu Chen. Visitou a Academia de Xadrez da Matola na companhia da presidente da FMX, Celma Simango, esta que nunca visitara a instituição.
“Já esperava que alguma entidade reconhecesse o meu trabalho, neste caso internacional, o que é gratificante, ao que agradeço Matola, Moçambique e a todos os parceiros. Que este gesto internacional sirva para que daqui em diante trabalhemos de mãos dadas com a FMX para o sucesso da modalidade no país, em África e no Mundo. A nossa academia, conforme a FIDE, vai servir de exemplo em toda África”, disse Domingos Langa.
Entretanto, a Academia da Matola distribuiu há dias material de xadrez aos jornalistas do semanário domingo, constituído por tabuleiros e livro de aprendizagem da modalidade.
A oferta foi efectuada por Fredson Pátria, responsável do sector de marketing daquela instituição que já é de dimensão nacional, com delegações em algumas províncias.
O chefe de Redacção, Alfredo Dacala, agradeceu o gesto, garantindo que os profissionais deste jornal saberão tirar proveito da oferta, quer na redacção, quer junto dos seus familiares, porque o xadrez é um desporto que vale a pena conhecer e praticar.