Em Agosto próximo, Brasil, mais exactamente a Cidade do Rio, vai acolher os Jogos Olímpicos. Resumindo Rio 2016. Impeachments a parte, o desporto é ainda um dos poucos lugares no mundo onde ainda vale a pena residir. Mente sã em corpo são. Diz-se. E é verdade.
Verdade? Hum… as vezes há dúvidas…
Uma delas (dúvida) resulta do caricato facto de, Moçambique, na voz do nosso Comité Olímpico, estar aflito para encontrar uma atleta para ocupar uma das 4 vagas que o Comité Olímpico Internacional oferece a cada um dos países participantes. Trocado em miudinhos: o COI dá a possibilidade de, independentemente das marcas, cada país levar mais 4 atletas promissores para experimentarem as sensações daquela grande competição mundial.
Ora para essas 4 vagas, o nosso Comité já identificou 3 atletas, nomeadamente do boxe feminino e natação (masculino e feminino). O problema agora está em identificar uma atleta para nos representar no atletismo. No meio dos 24 milhões e tal de moçambicanos, o Comité Olímpico não consegue descobrir uma atletazita para juntar-se aos outros 3… e se vos apetece rir, saibam que o assunto é mesmo sério!
Tão sério que parece que o próximo Conselho de Ministros é capaz de investir alguns minutos para discutir o assunto.
Com mínimos e por mérito próprio já temos atletas para as modalidades de judo, canoagem (dupla) e atletismo. Os outros, que beneficiam da solidariedade olímpica, devem juntar-se a estes. Até agora, portanto, temos 7 atletas para nos representarem no Rio 2016.
Mas como não parece haver solução à vista, Bula bula perfila-se, desde já, para ocupar a vaga. E não adianta franzir o sobrolho; Bula bula, para que conste, é um atleta eclético; daqueles que dominam várias modalidades e, por isso mesmo, está disponível para mais um sacrifício em nome da Pátria: ir para o Rio e participar nos Jogos Olímpicos em representação da nossa pátria de heróis…
Senhor Anibal Manave… não precisa mais sofrer… bula bula está disponível para ocupar essa vaga!