Comecemos por definir birra. “É apenas uma maneira imatura de uma criança expressar sentimentos maus, como frustração. Ela geralmente direcciona-se às figuras de autoridades e não a outras crianças da mesma idade”, assim definem algumas fontes bibliográfica. Mas, Bula-bula que é metido a sabichão avisa que nem sempre um mais um é igual a dois. A acepção atrás aludida pode ser alastrada a outros âmbitos, até certo ponto inimagináveis. Mas, antes de partirmos para a exemplificação, é importante dizermos que a tal de birra é feita por birrentos…. Olha só que novidade!
Brincadeiras à parte, é preciso apontar que há birrentos para tudo quanto é lado. Mas, o mais engraçado no meio de tudo isto, é que aquele comportamento não se restringe aos seres de palmo-e-meio. Ora, há birrentos adultos, de barba rija, até tingida de tinta preta ou castanha com o intuito de disfarçar a idade.
Uns manifestam-se movidos pela excessiva crença em si, especificamente nas suas convicções. Chegam a enfrentar o mundo e a mover fundos, quando contrariados. Mas, mais intrigante ainda é que a birra de adulto não tem fronteiras, ela gira através das ondas do rádio, TV ou das redes sociais. Vezes há que se consubstancia em troca de acusações e até em acusações que têm uma única direcção. E Bula-bula que não gosta de confusão entende que o melhor é virar a cara, tapar os ouvidos ou desligar os aparelhos. Até aqui tudo bem. Leia mais…
205
Artigo anterior