Início » Expert em quantias irrisórias no BM

Expert em quantias irrisórias no BM

Por admin

Bula-bulaestá a elaborar uma proposta – séria – para entregar ao Banco de Moçambique. É que o assunto é mesmo muito sério. O Banco de Moçambique precisa de um expert em gestão bancária para organizar o sistema financeiro do país… há bancos a caírem na bancarrota de tal sorte que o povão já diz e de boca cheia que “antes éramos nós a dever aos bancos mas agora são os bancos que nos devem mola”.

Isto indicia que bula-bula afinal tem razão na cruzada que pretende levar a cabo; indicar de forma inequívoca um consultor para o Banco de Moçambique. De preferência alguém que mesmo estando a milhares de quilómetros do país, tem a capacidade de farejar as razões que podem levar qualquer Nosso Banco à falência. Alguém que, pelo seu nível de conhecimentos sobre negócios da banca, mereça destaque na imprensa local.

É isso mesmo. Bula-bulasugere que o Banco de Moçambique contrate um expert em Quantias Irrisórias para fazer o trabalho que – na óptica do supracitado – o banco regulador não fez. É que de acordo com umas notas publicadas por um hebdomadário, o referido cidadão revelou um conhecimento acima da média sobre negócios de bancos.

As más-línguas podem dizer que ele sabe bem disso porque há tempos ajudou a “afundar” um banco mas isso, como se sabe, são apenas as más-línguas porque ele, o expert, está até usufruindo ares mais frescos algures nas terras da Rainha e é de lá, tal como um vidente faria, que vai dando lições de gestão e de estilo aos confrades cá do burgo.

Ora porquê não contratar tal figura para nos ajudar a sair da crise ou, pelo menos, para safar outras instituições financeiras ameaçadas? É que há ali um manancial de conhecimentos que podiam ajudar o BM. É que quem fala do jeito que ele o faz, não pode ser gago. Atente-se a seguinte frase: “a questão que não quer calar é porque é que um diploma aprovado  em Março de 2016 só veio a ser publicado em Setembro sendo que esta era a condição da sua entrada em vigor e um tempo depois foi encerrado o Nosso Banco? Isto aos olhos de uma minoria menos  esclarecida não passa despercebido sendo muito suspeito, principalmente quando vindo de uma pessoa que já foi Governador do BM”.

Bula-bula, apesar de não ter percebido o alcance da frase “… minoria menos esclarecida não passa despercebido…”, acha que este homem deve ser contratado pelo BM e também pelo respectivo semanário para fazer análises macroeconómicas de forma a tirar-nos da crise geral e salvar os nossos banquinhos.

Não haja dúvidas de que há muitas coisas por esclarecer na história do Nosso Banco. Contratem o homem. Ele sabe muitas coisas e pode ajudar a salvar o barco. Ele pode dar aulas de economia e de bem vestir de tal sorte que os nossos gestores teriam ganhos dobrados. Iam fazer bons negócios e também andar engomadinhos…

Você pode também gostar de: