Início » Zintambira IV: uma rainha Nguni em Angónia

Zintambira IV: uma rainha Nguni em Angónia

Por Idnórcio Muchanga

TEXTO DE CAROL BANZE e MARIA DE LURDES COSSA

– O jornal domingo republica nesta edição do Destacável Cultural, em forma de ho menagem, a entrevista (24.04.2016) à Jacinta Marcos Dama Rindzi Costa, que perdeu a vida no dia 11 de Março corrente, vítima de doença.

Nos registos oficiais responde pelo nome de Jacinta Marcos Dama Rindzi Costa. No seio do seu grupo, os Nguni, é inKosi ya maKosi (rainha das rainhas), Zintambira IV, filha primogénita de Marcos, Zitambira III.

A sua dinastia fixou-se e enraizou-se em plena Angó nia, concretamente em Folotia, a sensivelmente 11 quilóme tros da vila de Ulónguè, pro víncia de Tete. domingo en trevistou-a e conta aqui a sua estória e da sua comunidade, que é quase uma ‘ilha’ no mo saico cultural moçambicano.

Como se explica a exis tência de uma dinastia Nguni, devidamente organizada, em Moçambique?

Tudo começou quando um guerreiro de nome Ngu ni (nome que tempos depois foi atribuído ao seu grupo) parente de Txaka, um chefe considerado como um grande estratega militar zulu, iniciou uma caminhada de Durban Natal rumo a regiões fecun das onde pudesse subjugar outros povos, para além de melhorar as condições de vida. Tratou-se de uma mi gração que durou décadas e nesse período aconteceram muitas perdas de vida e, na sequência, sucessões na lide rança, ao mesmo tempo que abriu lugar para subdivisões. Leia mais…

Você pode também gostar de: