- José Pires, produtor musical
Zé Pires é músico, compositor, produtor musical, técnico de som, produtor de eventos e empresário com mais de 25 anos de experiência, em trabalhos de performance, captação, mistura e masterização de som, produção de spots publicitários, genéricos de programas televisivos, entre outras actividades. É membro fundador da banda Kapa Dech.
Começou a sua carreira musical no grupo infantil Pétalas Amarelas, tendo passado os primeiros 2 anos da sua carreira tocando para festas de empresas e em comemorações nacionais de perfil político.
A partir de 1992, já em idade juvenil, passa a integrar a banda Kawai K10, do qual é fundador, juntamente com outros sete colegas que com ele saíram da banda infantil. Nesta fase, o grupo decidiu enveredar por um estilo mais pop, tocando entre composições próprias e “covers” de músicos internacionais populares nessa altura.
Em 1996, já com apenas três colegas da formação inicial, optaram por criar uma banda que representasse o país e que fosse em busca do mundo. É nessa altura que Zé Pires descobre uma vertente mais afro-jazz e passando a desenvolver aptidões de produção, arranjos e naturalmente composição. Passa assim a investir em criar condições de autonomia de gravação e produção passando desta forma a produzir, arranjar ou a gravar a nata de músicos moçambicanos. Constam do seu portfólio de artistas a produção, direcção ou gravação de artistas como Assa Matusse, Elvira Viegas, Matias Damásio, Rosália Mboa, Banda Azul, Camal Givá, Marlen, Dama do Bling, Felipe Nhassavele, Ghorwane, Mingas, entre muitos outros. Leia mais…