Início » Suleiman Cassamo é Prémio Sonangol

Suleiman Cassamo é Prémio Sonangol

Por admin

O artista plástico moçambicano, Elias Naguib, acaba de lançar a sua mais recente criação. Peça de porcelana denominada Karingana ua karingana.

A cerimónia do lançamento da obra teve lugar no dia em que o artista, Elias Naguib, assinalava sessenta anos de vida. Tendo  julgado prudente fazer uma homenagem ao escritor nascido na Mafalala. José Craveirinha.

Karingana ua Karinganaé o titulo da peça em porcelana, produzida por Elias Naguib. Através da peça Karingana-ua-karingana! (In memória do Tio Zé Craveirinha), Naguib presta homenagem ao poeta moçambicano José Craveirinha, o primeiro autor africano a receber a mais importante distinção literária da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1991.

O varal lírico composto por postes pintados nas paredes, o estendal e as roupas rabiscadas com excertos de poemas d’ “O Velho Cravo” é agora reproduzido numa peça em porcelana Vista Alegre, limitada a 350 exemplares. José Craveirinha é desta forma celebrado através da sua obra mais emblemática, Karingana-ua-Karingana! (“Era uma vez”, em Ronga, língua bantu, e expressão usada habitualmente para iniciar uma história), por um dos mais eminentes artistas plásticos do seu país.

Naguib nasceu em Tete em 1955. Estudou na Sociedade nacional de Belas Artes, em Lisboa e fez estágio em Serigrafia Artística Gigante na Universidade do Cabo, Mikaelis Art School, na África do Sul, e em conservação e restauro de obras de artes no Kunts Museum, de Colónia, na Alemanha. Passou ainda pelo Departamento de Artes Visuais e Performativas da Universidade de Nothumbria, no Reino Unido.

Iniciou sua carreira artística em 1975. Hoje está representado em inúmeras colecções particulares e em diversos museus e instituições, em Moçambique e no estrangeiro, incluindo Vaticano, Fundação Ford e sede das Nações Unidas(EUA), Comité Internacional da Cruz Vermelha (Suíça), Assembleia da República Portuguesa, Universidade de Trieste (Itália), Matombo Gallery (Zimbabué) e Fundação Lwini (Angola), entre outros lugares.

Em 1998, Naguib recebeu a Ordem Honorífica do Grau de Comendador da Ordem de Mérito, atribuída pelo Presidente  da República Portuguesa, Jorge Sampaio.

 

Você pode também gostar de: