Início » Sessão de piano e vinho no Franco-Moçambicano

Sessão de piano e vinho no Franco-Moçambicano

Por admin

Vai decorrer entre os dias 26 a 28 do corrente mês, no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), em Maputo, a segunda edição do Festival Piano e Vinho, um evento anual que visa a combinação de dois prazeres, “enologia e a música”, no mesmo espaço.

A combinação entre vinho e gastronomia será o tema das intervenções enológicas do festival, sendo que África do Sul é o país convidado para mostrar os seus vinhos e talentos, ao lado de França que participa do evento desde o ano transacto.

“A ideia é a mesma que da primeira edição: usufruir dos espaços do CCFM para escutar pianistas clássicos ou de jazz, degustar ou comprar  vinhos, compreender a mistura subtil entre pratos e vinhos e se informar sobre as regiões vinícolas em particular”, disse Eden Martin, directora do CCFM.   

Nas três noites haverá venda e degustação de vinhos variados, especialmente de França e África do Sul. Da França virão  vinhos da região de Borgonha, que têm uma longa história para contar. E da África do Sul serão os da marca Fleur du Cap.

No primeiro dia, quarta-feira, haverá recital de piano com Angela Flo Wedekind e Feliciano de Castro, nos espaços dos jardins do CCFM e a entrada será gratuita.

Na quinta-feira, noite de jazz, apresentar-se-á o piano jazz igualmente nos jardins, e estarão os artistas Mauro Paulo e Xixel Langa. Nesta sessão,  os ingressos custarão 150 meticais. Para o último dia, sexta-feira, dia 28, está agendado um concerto jazz com Paul Hanmer e McCoy Mrubata, no auditório e degustação comentada de vinhos de Bourgogne (Tenda VIP), onde as entradas serão adquiridas ao preço de 1000 meticais.

No entanto na mesma noite, como forma de abranger aqueles que não conseguirão estar na tenda VIP, nos jardins Piano jazz, estarão a actuar novamente Mauro Paulo e Xixel Langa, e os ingressos custarão 150 meticais.

Segundo Eden Martin, directora do CCFM, a mesma noite de sexta-feira será especial “uma vez que haverá degustação comentada sobre a combinação entre queijos e vinhos de Bourgogne, com o enólogo francês Guillaume Le Bras”.

Nos  dias 1 e 2 de Dezembro, o mesmo enólogo Guillaume Le Bras estará em Inhambane, para dar uma formação aos estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Sendo que haverá igualmente degustação de Vinho, no Hotel Casa do Capitão.

O  evento é promovido pelo CCFM e pela Embaixada da França, em parceria com a Casa Pêssego.

 

Você pode também gostar de: