Início » Preservar o património

Preservar o património

Por Jornal domingo

TEXTO DE BENJAMIM WILSON E PRETILÉRIO MATSINHE

FOTOS DE CARLOS UQUEIO

O Mercado Central e a Casa de Ferro são dois históricos e emblemáticos edifícios classificados, na 36.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, como parte do Património Cultural da cidade de Maputo. No caso, o mercado recebeu a classe “B” e a Casa de Ferro a “C”. Adicionalmente foram criadas as respectivas zonas de protecção.

Entende o executivo que proteger e conservar os referidos imóveis têm em vista prevenir a sua destruição ou alterações não autorizadas, incluindo mantê-los como ponto de atracção para turistas.

A caminho das comemorações dos 136 anos da cidade de Maputo, domingo proporciona um passeio por estes dois locais que, ao longo de várias décadas, transformaram-se em lugares de referência, facto estampado em revistas e/ou diferentes publicações que atraem muitos turistas nacionais e internacionais.

MERCADO CENTRAL

Situa-se na baixa da cidade de Maputo, entre as Avenidas 25 de Setembro e Zedequias Manganhela, sendo também acessível pelas Avenidas Filipe Samuel Magaia e Karl Marx. Foi inaugurado em 1901 e chama atenção por ter sido construído com elementos em ferro importados da Bélgica. Leia mais…

Você pode também gostar de: