- William José, rapper evangélico
TEXTO DE DALTON SITOE
William José é o seu nome, mas há quem prefere chamar-lhe de Neymar do gospel. Entrou para o mundo da música, em 2010, por influência dos rappers da sua zona, o bairro Ferroviário, na cidade de Maputo.
Tem dois álbuns lançados e é mais conhecido pelo seu trabalho “Crente não é matreco”, uma música gravada em 2018, após cansar de ser chamado de “matreco” por procurar implementar princípios bíblicos na sua vida.
Capitalizando o sucesso desta faixa musical tem realizado diversos projectos. Desde 2023, visita as capitais provinciais do país, assim como alguns distritos, para despertar e dar assistências a músicos de gospel, com o intuito de criar bases para o surgimento de movimentos mais agressivos deste estilo musical nos próximos tempos.
Explica que o sucesso da referida música, em 2018, levou-os a arrendar salas para realizar eventos na companhia de outros artistas. “A ideia era fazer concertos onde não só cantávamos, mas tínhamos um momento para palestrar ou ministrar uma mensagem de motivação, amor, paz e cura a vários níveis. Depois começamos a visitar orfanatos, por meio de o “Crente não é matreco – solidário”. Com efeito, as pessoas doavam produtos alimentares e íamos visitar crianças vulneráveis. Isso fez muito bem à minha alma”, revela. Leia mais…