Início » PINTURA E FOTOGRAFIA: Virgílio Sitole expõe “Pontes Movediças em Palma(s)”

PINTURA E FOTOGRAFIA: Virgílio Sitole expõe “Pontes Movediças em Palma(s)”

Por Jornal domingo

TEXTO DE NEYMA DE JESUS

Artista multifacetado, Virgílio Sitole vai inaugurar a sua primeira exposição individual de pintura e fotografia, esta terça-feira, às 17:00 horas, no edifício-sede do Banco Comercial de Investimentos (BCI), na cidade de Maputo. A exposição ‘Pontes Movediças em Palma(s)’ contém 22 telas de artes plásticas e 15 fotografias.
Nas telas, Sitole procura transmitir uma mistura de sentimentos, emoções e contradições sobre os modos de viver de Moçambique inteiro, sobre as dores, alegrias e sofrimentos do Norte ao Sul do país, de Cabo Delgado, de Palma, entre outros lugares deste imenso país.
São quadros carregados de cores vivas, vibrantes e penetrantes que coreografam o sofrimento que se vive em diversas partes da pérola do índico.
Nas fotografias, o autor mostra crianças que expressam puro sofrimento ou sorrisos inocentes em meio a tanta miséria. Sitole explica que, nessas obras, “percorro Moçambique de lés-a-lés, retalho cada pedaço, sinto cada dor, percebo cada lágrima. Sei que existe um grito, uma fuga. Que existe morte, silêncios ensurdecedores. Enfim, existe tudo de mau. Contudo, nas mesmas proporções temos o vigor dos sorrisos, dos cantos e encantos. Sinto dança. Vibro com a vida dos moçambicanos”, descreve.
Um exemplo dessas contradições pode-se encontrar contemplando as obras ‘Melodias Intimistas’ e ‘Usweti’, esta, que significa sofrimento na língua tradicional da região Sul. Leia mais…

Você pode também gostar de: