Início » Pemba vibra com Nhussi

Pemba vibra com Nhussi

Por admin

Casimiro Nhussi, bailarino, coreografo, músico e instrutor de dança profissional, reeditou semana finda na cidade de Pemba, Cabo Delgado, a festa que protagonizara dias antes no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), em Maputo, na apresentação do seu novo trabalho discográfico intitulado “Gweka.

Acompanhado por um excelente naipe de instrumentistas, nomeadamente João Cabral, Muzila, Rolando Alexandre, Amade Cossa, Realdo Salato, Jay Stoller e Amós Mauaie, Casimiro Nhussi apresentou-se na sua terra natal tendo na plateia uma testemunha especial; a sua mãe que o viu, pela primeira vez em palco. A actuação de Nhussi teve também o testemunho de Eliseu Machava, governador de Cabo Delgado.

Milhares de espectadores, entre nacionais e estrangeiros, participaram nos três dias do Festival Wimbe, que contou com a prestação de artistas como Imamo Hagi, Escorpião, Nando Matebule, diversos grupos de danças tradicionais e, uma surpresa digna de realce, a Banda Mankwilo. Refira-se que Casimiro Nhussi foi o convidado especial da edição 2013.

A actuação naquele festival serviu também para o lançamento, naquela província, do disco “Gweka”. Trata-se de um disco que está no mercado há alguns meses, que contém 13 temas, onde Nhussi canta o amor, o respeito pela tradição e a esperança de um amanhã melhor.

A festa em Pemba foi emocionante. Reeditou-se o ambiente festivo vivido no Centro Cultural Franco Moçambicano, que decorreu sob o lema “Cas´Gweka – presente, passado e futuro”. Voltou a registar-se uma mistura de ritmos tradicionais do norte do país, com maior destaque ao Mapiko e Limbondo. E o bailarino e músico, Casimiro, não mediu esforços para mostrar o seu talento aos que lá se fizeram presentes.

Em Maputo, Casimiro fizera-se acompanhar pelo bailarino e coreografo Abacar Mulima, seu companheiro de muitos anos na Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD).

Em Pemba Nhussi subiu ao palco com Lulu Sala, representando deste modo a transmissão de conhecimentos para a nova geração, ou seja, “Futuro”.

Aquele momento foi de muita felicidade e delírio. É que os bailarinos conseguiram captar a atenção de todos, de tal modo que até quem não conhecia aqueles passos não conseguiu ficar indiferente.

Mais adiante, actuou também, e com muito glamour, o trio Vozes D`alma constituído por Sheila Jesuíta, Naldo Ngoka e Raimundo Mauele. Aquele grupo não quis ficar atrás, usando desse modo o dom que possui para encantar os corações dos amantes das culturas, com suas lindas vozes. E assim, era marcado o fim da segunda parte do concerto.

E para finalizar o músico chamou ao palco o fotojornalista e artista, Feeling Capela, para que juntos interpretassem o último tema. O jovem mostrou também que para além de ser bom fotógrafo possui ainda o talento de cantar.

Refira-se que estiveram também a abrilhantar a noite com o Nhussi, os instrumentalistas Jay Stoller, canadiano, na percussão, João Cabral, na guitarra, Realdo Salato, no baixo, Amade Cossa, na bateria, Rolando Alexandre na timbila, Amós Mauaie, nos tambores, Larsen Vales, no teclado e por fim o saxofonista Muzila.

Os concertos contaram com apoios do BCI, FUNDAC, LAM, Imagem Real, SMS Catering, e foram produzidos pelo jornalista cultural, Belmiro Adamugy.

Para o dia de hoje, o coreografo, bailarino, músico e instrutor de dança profissional, realiza, as 18:30, no Mbuva, um concerto de canto e dança, que visa reunir no mesmo espaço amigos e fãs. Para abrilhantar o inicio do show estará em palco o saxofonista Muzila e a sua banda, sendo que as entradas são gratuitas.

Você pode também gostar de: