Início » Os artistas decanos precisam de ser valorizados

Os artistas decanos precisam de ser valorizados

Por Idnórcio Muchanga

Os artistas, principalmente os decanos, precisam de ser valorizados e acarinhados. Quem defende a ideia é o director provincial de Cultura e Turismo de Sofala, Amostra Sobrinho. As afirmações foram feitas aquando da visita efectuada recentemente à casa de Anísio Páscoa e Rui Xavier.

Os artistas decanos precisam de ser valorizados e capitalizadas as suas experiências, visto que são verdadeiros guardiões vivos das artes e cultura”, defende Amostra Sobrinho.

Anísio Páscoa, artista plástico, agradeceu o gesto da visita e falou da necessidade de mudança de paradigma em relação à arte. “A Casa da Cultura deve ser vista como um espaço de produção de ideias e exposição de arte e não um lugar de lamentações. Na altura usávamos a arte como um vector didáctico,  ensinávamos às pessoas as melhores formas de convivência através da arte. Mas hoje só ouvimos lamentações. É preciso tornar a Casa da Cultura como local para criação”.

Devido ao significado que têm as artes na sua vida, Anísio, que também é docente universitário, promete voltar à pintura num futuro breve. Presentemente está a preparar o seu atelier.

Leia mais…

Você pode também gostar de: