Muzila Xavier Malembe, ou simplesmente Muzila, é um dos artistas que mais se tem destacado actualmente. Apaixonado pelo saxofone, seu instrumento de eleição, quase que nunca desgruda dele. Quando o manuseia, até parece uma extensão do seu corpo.
Nasceu na cidade de Maputo, a 12 de Agosto de 1979. Filho de Matias Xavier, músico, e Ana Piedade, vice-reitora da UniZambeze, Muzila cresceu rodeado de instrumentos musicais. Influenciado pelo pai e pelo tio, Américo Xavier, ex-funcionário da Rádio Moçambique, cedo mergulhou no mundo musical.
Frequentou a Escola de Música. Lá aprendeu a tocar piano e flauta. É um dos mais novos integrantes da Banda Ghorwane e orgulha-se, profundamente, por fazer parte deste agrupamento. Com pouco tempo na banda, já interpretou temas como “O Amor é Fogo” e “Wa vitika”, do álbum Kukavata.
Rejubila pela oportunidade de partilhar o palco com os seus ídolos e por poder interpretar músicas de Pedro Langa e Roberto Chitsondzo.
Aliás, os seus olhos brilham quando se lembra que este ano vai subir ao palco com os Ghorwane para celebrar os 35 anos da existência da banda.