Sheila Jesuita (flauta transversal) e Muzila Malembe (saxofone) formam um casal que desenvolveu um percurso musical sólido e agora está mergulhado em empreender na área de culinária, um projecto a dois que já está em execução.
Prova disso, Sheila e Muzila fizeram um curso de culinária de três meses, em Lisboa, Portugal, e inclusive já começaram a leccionar cursos de curta duração para crianças e adolescentes, sendo que a iniciativa quer abarcar adultos que desejam melhorar suas habilidades na arte de “pilotar” fogão.
domingo visitou a sua cozinha como pretexto para falar da vida profissional e pessoal deste casal sobejamente conhecido e respeita do na arena musical e não só.
Na cozinha do casal, Muzila prepara uma lasanha à beringela com carne moída, adicionando manteiga, farinha e leite. Ao lado, Sheila “pilotava” o fogão para fazer um pão de alecrim, no qual adiciona azeite para ganhar sabor. Enquanto confeccionam, como documentam as imagens de Jerónimo Muianga, colocamos a conversa em dia.
O casal relata que houve um curto período em que choveu bastante no seu bairro e águas ficaram estagnadas a ponto de impossibilitar a circulação normal de pessoas. A dupla optou por fazer pão caseiro para “safar” a malta que naquele período chuvoso andou em desespero. “Safamos bem as pessoas”, diz o saxofonista, enquanto mexe a sua massa rumo à lasanha.
FORMAÇÃO EM GASTRONOMIA
Em Lisboa estudaram na Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), onde adquiriram habilidades para confeccionar vários pratos, de diferentes sabores e, a isso, estão a aliar os conhecimentos que já tinham sobre gastronomia moçambicana. Mas, antes de Portugal, Muzila já tinha feito formação em culinária que o permitiu trabalhar numa das estâncias hoteleiras da capital.