Início » MUTHENGO: A celebração da colheita

MUTHENGO: A celebração da colheita

Por Abibo Selemane

É uma dança originária e executada desde o tempo de dominação colonial portuguesa entre os povos chuabo. Designa-se por muthengo. Ela apresenta conteúdos significativos profundos sobre a vida social das comunidades moçambicanas, da Zambézia, em particular.

Segundo Hélia Segredo, chefe de Cultura, Juventude e Desporto, no distrito de Inhassunge, a história conta que o muthengo surgiu no distrito da Maganja da Costa. O nome refere-se ao local onde os mais velhos se reuniam para resolver os problemas da comunidade e planificar outras actividades. Mas também simboliza as reivindicações sobre a dominação. Durante as actuações, os dançarinos colocam as mãos atrás, o que simboliza que não querem a escravatura.

Os dançarinos vestem-se de camisas ou blusas feitas a partir de roupa velha, folhas de árvore e palhas de palmito. Este material é trançado, às vezes é solto. Os homens usam também um mucungulo (capulana, cujas pontas são amarradas na cintura e uma parte da peça passa entre as pernas e novamente é amarrada em volta da cintura), e as mulheres usam também capulana. Os praticantes de muthengo em Inhassunge descrevem que nos tempos remoto, além de simbolizar a reivindicação contra a dominação, era para celebrar a colheita agrícola, ainda que na actualidade seja fraca, conseguiu-se conservar esta prática até nos dias de hoje. “É uma dança de felicidade e celebração, que marca a transição de uma fase para outra nas nossas vidas. As comunidades ficam ocupadas durante o período de sacha e sementeira, não têm tempo para outras actividades. E sentem-se aliviadas quando chega o período de colheita. Nessa época os membros de cada comunidade convidam os grupos desta Leia mais…

Você pode também gostar de: