Início » Mediateca do BCI exibe Expo Milano 2015

Mediateca do BCI exibe Expo Milano 2015

Por admin

A Mediateca do BCI vai acolher amanhã a cerimónia de abertura da Exposição de Arte, Fotografia e Artesanato intitulada“Moçambique Rumo à Expo Milano 2015”, organizada conjuntamente peloComissariado- Geral da EXPO Milano 2015 (COGEMI) e o BCI.

O evento a ser presidido pelo Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, insere-se nas actividades de preparação de Moçambique, com vista a sua participação na "Expo Milano 2015”, uma Exposição Universal a decorrer de 01 de Maio a 31 de Outubro próximos na cidade de Milão, República da Itália, sob o lema “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”.

Com o evento pretende-se criar uma oportunidade para os artistas nacionais exibirem as suas obras, com base nas quais um júri tecnicamente constituído seleccionou as que irão ser escolhidas para a decoração do Pavilhão de Moçambique na Expo Milano 2015.

Na ocasião, está prevista a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o COGEMI e o BCI que formaliza o envolvimento desta instituição bancária como patrocinadora oficial  desta iniciativa governamental.

Com o lema “Da Tradição à Inovação: Alimentando Vidas e Cultivando Sonhos”, Moçambique insere-se, deste modo, no grupo dos Cereais e Tubérculos, de onde fazem parte países como Congo, Zimbabwe, Benin, Iraque, Bolívia e Haiti.

O objectivo é destacar os produtos como o milho, batata, mandioca, mapira e raízes, sua utilização a nível tradicional, como importantes alimentos no combate à fome e desnutrição, sobretudo em países cuja base do desenvolvimento económico é a agricultura.

Recorde-se que Moçambique, representado pelo Comissário-Geral, Joel Matias Libombo, foi recentemente eleito para integrar o Comité Directivo da Organização da Expo Milano 2015, durante o 3º Encontro dos Comissários Gerais de mais de 147 países inscritos, que decorreu a 03 de Dezembro passado, em Parma, República da Itália, sob a égide do BIE “Bureau Internacional de Exposições”.

De entre as diversas atribuições deste órgão, cabe a de prestar apoio aos organizadores do certame, na supervisão e coordenação das actividades das áreas temáticas, continentais e espaços comuns bem como trazer propostas concretas, no sentido de solucionar os possíveis problemas a serem apresentados pelos participantes.

 

Você pode também gostar de: